SAÚDE VISUAL

DICAS DE SAÚDE VISUAL

Confira algumas dicas sobre Saúde Visual, e saiba como cuidar ainda mais de sua saúde.

O que é Astigmatismo?

O astigmatismo é uma deficiência visual, causada pelo formato irregular da córnea ou do cristalino formando uma imagem em vários focos que se encontram em eixos diferenciados. Uma córnea normal é redonda e lisa. Nos casos de astigmatismo, a curvatura da córnea é mais ovalada, como uma bola de futebol americano. Este desajuste faz com que a luz se refracte por vários pontos da retina em vez de se focar em apenas um. Para as pessoas que sofrem de astigmatismo, todos os objetos próximos e/ou longes ficam distorcidos. As imagens ficam embaçadas porque alguns dos raios de luz são focalizados e outros não. A sensação é parecida com a distorção produzida por um pedaço de vidro ondulado.

O astigmatismo é hereditário e pode ocorrer em conjunto com a miopia ou a hipermetropia. Um astigmatismo ligeiro pode desenvolver-se ao longo dos anos, devido à alteração da curvatura da córnea, provocada pelos milhares de pestanejamentos diários. Pessoas que sofrem de astigmatismo podem corrigir sua visão com o uso de uma lente oftálmica chamada tórica ou cilindrica (que faz com que os raios de luz se concentrem em um plano único), em óculos ou lentes de contato. Podem, ainda, se valer de cirurgia a laser ou do procedimento conhecido como ceratotomia astigmática.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O QUE É Hipermetropia?

Hipermetropia é o nome dado ao erro de focalização da imagem no olho, fazendo com que a imagem seja formada após a retina.

Isso acontece principalmente porque o olho do hipermétrope é um pouco menor do que o normal.

Outras causas incluem situações onde a córnea ou o cristalino apresentam alterações no seu formato que diminuem o seu poder refrativo, como a megalocórnea, onde a córnea é mais plana do que deveria ser.

A hipermetropia ocorre quando o ponto mais próximo do olho está mais afastado do que no olho normal, devido a uma anomalia do cristalino, uma insuficiente curvatura, causando assim, dificuldades em ver ao perto.

Lentes de Contato

Não há como negar que as lentes de contato podem facilitar a vida de quem tem problemas de visão como miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia, a chamada vista cansada. Mais do que uma questão estética para quem não quer usar óculos de grau, elas podem ser aliadas da visão, pois não limitam o campo de visão.

No entanto, sejam elas gelatinosas ou acrílicas, as lentes de contato exigem uma série de cuidados para que não passem de aliadas a vilãs, pois muitos usuários não passam pela avaliação de um profissional e usam as lentes de maneira incorreta.

No Brasil, as lentes se tornaram populares a partir os anos 80 e, com a modernização, a quantidade de adeptos cresce a cada dia.

As primeiras, rígidas, causam mais desconforto, mas são recomendadas para pessoas com graus altos de astigmatismo. As gelatinosas são as mais populares.

Oferecem conforto e praticidade, mas absorvem a água da córnea, camada dos olhos que possibilita a visão. No entanto, existem modelos que causam menos ressecamento.

Quando a córnea fica ressecada aumenta a chance de infecções, e é sempre bom ressaltar que a qualquer sinal de desconforto é melhor suspender o uso da lente.

A higiene também é importante.

A limpeza e o armazenamento inadequados causam o acúmulo de substâncias que podem provocar alergias e infecções.

Higienizar as lentes e o estojo todos os dias é muito importante para evitar problemas futuros.

Higiene

– Lave as mãos antes de mexer com a lente

– Limpe a lente e o estojo todos os dias, mesmo se não usá-la

– Use apenas produtos próprios para limpar a lente e o estojo

Sintomas de infecção ocular

– Vermelhidão

– Coceira

– Irritação

– Dor

– Sequidão

– Olhos cansados

Uso
– Respeite o prazo de validade dos produtos (lentes, estojo e solução multiuso)

– Não durma com a lente

– Não use a lente quando os olhos estiverem irritados

– Use apenas colírios lubrificantes e sem conservantes

– Não use lentes de contato na piscina e na praia ou descarte o produto assim que terminar de usá-lo

– Não use lentes em viagens aéreas longas

– Coloque as lentes antes de aplicar produtos no rosto, como maquiagem

– Retire a lente antes de remover a maquiagem

fonte: revista da hora e opticanet

O que é Miopia ?

É o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes de esta chegar à retina.

Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados (desfocados).

Sintomas da miopia:

Um dos sintomas que podemos considerar como um dos primeiros de um olho míope é a má visão ao longe, estando a visão ao perto salvaguardada.

No entanto, é evidente que se um indivíduo é míope de muitas dioptrias (ou graus), para ver bem de perto, teria que aproximar-se muito, o que é um fator muito cansativo e incômodo.

O sintoma que mais é relatado e que com frequência anuncia o aparecimento de miopia é a visão turva dos objetos distantes.

É frequente que nos primeiros estágios do problema, o indivíduo não se dê conta da perda de visão. Por este motivo, há que comprovar-se, junto da visão turva, existe o pestanejar constante, dores de cabeça ou tensão ocular.

Presbiopia

Presbiopia, popularmente conhecida como “vista cansada”, é um caso particular de hipermetropia que atinge as pessoas, normalmente, a partir dos 40 anos.

A correção deste processo é realizada com o uso de lentes corretoras multifocais, bifocais ou pelo uso de óculos para leitura. Existem cirurgias experimentais, que visam aumentar o espaço onde o cristalino se encontra, fazendo com que o mesmo volte a ter capacidade de acomodação, mas isso só faz protelar o aparecimento da presbiopia, e não existem estudos a longo prazo, que avaliem as complicações tardias desta cirurgia.

É frequente que nos primeiros estágios do problema, o indivíduo não se dê conta da perda de visão. Por este motivo, há que comprovar-se, junto da visão turva, existe o pestanejar constante, dores de cabeça ou tensão ocular.